sábado, 16 de janeiro de 2010

Armadoras Bethânia e Gattei duelam na final do Nacional



O playoff final (melhor de cinco) 12º Campeonato Nacional Feminino de Basquete (CNBF 2009) começa na segunda-feira (dia 18) com um duelo de armadoras, que já foram companheiras de equipe. De um lado, Vanessa Gattei, que atuou por Ourinhos em seis edições do Nacional e agora está em Catanduva para buscar o primeiro título para a cidade. Do outro, Bethânia Vasconcelos, que está em Ourinhos desde 2002 e pode ser a primeira atleta heptacampeã do CNBF. As duas acreditam no jogo coletivo para vencer.
 
— A Bethânia é uma armadora muito inteligente, com um estilo bem cadenciado. Acredito que poderemos proporcionar um bom duelo para os fãs. O jogo coletivo vai predominar nos confrontos. Os dois times são muito bons, tanto que fizeram a mesma campanha na fase de classificação. As duas equipes têm condições de conquistar o título. Temos que manter a união e brigar ponto a ponto pelas vitórias. Será importante vencer uma partida fora de casa para tentar decidir em casa — afirmou Gattei.
 
— A Vanessa é uma boa arremessadora de três pontos, inteligente e rápida. Ela é muito persistente. Nosso conjunto vem sendo a principal característica do time. Não temos apenas uma jogadora que se destaca na partida. Temos sempre de cinco a sete meninas pontuando bem nos jogos. É fazer uma boa defesa e aproveitar as oportunidades de ataque que tivermos — explicou Bethânia.
 
Gattei já participou de nove edições do Nacional por três equipes: Santo André/SP (1998), América/RJ (2000), Ourinhos (2001, 2002, 2003, 2005, 2007 e 2008) e Uberaba/MG (2004). A temporada 2009/2010, Vanessa fechou com Catanduva para tentar o título inédito para a cidade. A armadora acumulou 633 assistências e 318 recuperações em 181 jogos.
 
— Não tive um começo de temporada muito bom, mas melhorei nos playoffs. Espero ajudar a equipe nessa final. É um pouco complicado jogar contra meu ex-time, pois tenho afinidade com todos em Ourinhos. Mas na quadra, na hora do jogo, a única coisa que penso é na camisa que eu estou vestindo — disse Vanessa.
 
Bethânia teve uma passagem pelo Vasco/RJ (2001) e está há oito anos em Ourinhos/SP (2002 a 2009). A armadora soma 477 assistências e 223 recuperações em 179 jogos. A atleta tem seis títulos no currículo, um com o Vasco (2001) e cinco com Ourinhos (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008).
 
— Eu amadureci muito este ano, até pelo tempo de quadra que estou tendo. Minha função é fazer com que minhas companheiras joguem. Acho fundamental ter uma boa visão de jogo. Procuro sempre a atleta melhor posicionada, vejo quem está desmarcada. E é isso que vou fazer para ajudar meu time a vencer — finalizou Bethânia.

Nenhum comentário: